Para deslocarmos um ponto do plano
cartesiano (no caso de uma imagem no computador na tela) devemos usar sua
posição e realizar uma soma entre as matrizes COORDENADAS DO PONTO e
DESLOCAMENTO resultando em uma matriz que traduz as coordenadas finais.
Como
exemplo, use o ponto (2,3):
Para
inserir as coordenadas do ponto (2,3) use a matriz , incluindo o valor da abscissa do ponto
C em x e da ordenada de C em y. Realize a soma entre essa matriz e a
matriz com o deslocamento que queremos para o ponto. Por exemplo, vamos
deslocar o ponto C em 2 unidades para a direita e 1 unidade para cima. Assim,
somando obtemos a matriz resultante que corresponde à
posição do ponto no final do movimento.
Esticando
os desenhos
Para “esticarmos” (redimensionarmos)
uma figura é necessário utilizar em cada ponto uma operação de multiplicação
entre as matrizes REDIMENSIONAMENTO e COORDENADAS. A matriz resultante indicará
a posição final de cada ponto, deixando a imagem redimensionada. Utilizamos as
matrizes da seguinte forma:
Por
exemplo: Se queremos redimensionar uma matriz com o ponto C(2,3) 2 vezes na
horizontal e 5 vezes na vertical usamos os seguintes cálculos:
Rotação
de desenhos
Para rotacionarmos uma figura
é necessário utilizar em cada ponto uma operação de multiplicação entre as
matrizes ROTAÇÃO e COORDENADAS. A matriz resultante indicará a posição final de
cada ponto, deixando a imagem rotacionada graus.
Utilizamos as matrizes da seguinte forma:
Por
exemplo: Se queremos rotacionar uma matriz com o ponto C(2,3) em 45º usamos os
seguintes cálculos:
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